Conhecer colegas de profissão é sempre muito bom

Thiago Damata • 28 de outubro de 2021

Colegas de profissão são um ponte.


Desde que iniciei a Oficina Damata tento visitar marceneiros quando viajo.

Eu considero, como visitante, um aprendizado em cada visita. A disposição de maquinário para o tipo de trabalho que é executado ali, o tipo de ferramentas que são usadas, o modelo das bancadas, quais madeiras estão usando nos projetos, e essa lista de coisas que posso aprender visualmente, visitando um colega é longa.

Toda essa parte, pode ser de certa forma compreendida acompanhando a produção dessas pessoas através das redes sociais ou pesquisando sobre cada um desses temas isoladamente, tanto em literatura quanto virtualmente.

O motivo que me leva a fazer essas visitas e as vezes atrapalhar a produção de um colega, é a conversa.

Apesar de toda tecnologia que nos permite hoje, a comunicação imediata com qualquer outra pessoa, estar do lado da bancada com um colega é bem diferente. 

A conversa se desenrola, partindo de qual disco de serra você tem usado, para quanto é o valor do metro cubico da madeira na cidade, passando por uma maneira diferente de afiar a plaina, o como cortar um mesmo encaixe usando outra ferramenta e entra também nos conteúdos estudados por cada um que sempre vão te agregar.

Este semestre tive o prazer de visitar o Pierre no Rio de Janeiro, @py_madeira no instagram, um pensamento e produção muito mais focado em ferramentas manuais que aqui.

Visitei na última semana São Paulo, fui rever o Thiago Endrigo, @sabercomasmaos no instagram (tem um curso online de construção de plainas no link do perfil dele) no atelier dele a construção é toda com ferramentas manuais, e o conhecimento dele a respeito de marcenaria e tudo que esta por traz do oficio é enorme. Aproveitei nessa viagem e conheci também o espaço da Fabriko, @fabriko_sp no instagram, eles são um espaço compartilhado para marcenaria, muito bem equipados em maquinas estacionárias para executar trabalhos em madeira e residentes com trabalhos excelentes. Por fim fiz uma visita ao Renato, @zucamarcenaria no instragram e conheci o Danilo, @soul_oficina no instagram, que dividi o galpão com Renato. O pensamento e produção das peças se parecem mais com os feitos aqui, uma marcenaria hibrida, maquinas estacionárias fazendo o serviço mais grosso de preparação das peças e finalizando com ferramentas manuais.

Toda visita eu volto com algum conhecimento novo e espero que consiga deixar algum conhecimento por onde passo.

Oficina Damata Blog

Por Thiago Damata 20 de fevereiro de 2024
novos bancos construídos
Por Thiago Damata 4 de janeiro de 2024
agenda dos cursos de final de semana e intensivo
Por Thiago Damata 14 de junho de 2023
e a linha Gumercindo.
Mais Posts