Ferramentas Manuais no Brasil
elas não chegam na sua mão prontas para uso
O formão vem normalmente com o chanfro em um ângulo de 25 graus, mas não afiado. Quanto à base da lamina do formão, essa vem retificada, mas tem bastante espaço para melhoria, de todos os formões que já usei nenhum estava realmente plano. Então após a compra de um formão ou jogo dele, você deve lapidar a base para retificar ela e afiar a lamina.
Os serrotes ocidentais encontrados facilmente em lojas de material de construção costumam vir com bom corte, mas caso queira uma experiência de uso melhor indico que destrave os dentes, faça uma afiação nova e trave novamente os dentes.
Os serrotes orientais vem prontos para uso, mas vale lembrar que o corte é puxando e a lamina mais fina.
Como ele corta puxando, ajuda quanto manter a lamina reta durante o percurso do corte e facilita a operação principalmente para quem está começando.
Já a questão da lamina fina tem uma desvantagem para quem não tem pratica.
Por ser mais fina ela se torna mais maleável, isso pode tanto atrapalhar a precisão do corte quanto amassar a lamina caso ela trave na peça e isso irá prejudicar todos os cortes.
Esse tipo de serrote tem as laminas descartáveis, você não precisará e dificilmente conseguirá afiar um serrote oriental, mas nos mesmos lugares onde se compra este tipo de serrote você consegue comprar laminas de reposição.
Plainas, aqui temos um grande problema.
As plainas comerciais não chegam nas mãos do comprador prontas para uso, na realidade é bem longe disso e isso é realmente muito frustrante, principalmente quando você acha que vai abrir a caixa dela e começar tirar finos cavacos de madeira.
As plainas no padrão Stanley que são normalmente encontradas no mercado nacional vão precisar de um bom trabalho para retificar a sola da plaina, o frog da plaina, já cheguei a encontrar com montagem totalmente torta, além de uma usinagem longe da precisão, os manípulos de ajuste também deixam a desejar e a lamina como a do formão deve passar por retificação das costas e afiação.
Todos os processos que melhoram o desempenho das ferramentas manuais podem ser feitos sem grande estrutura ou investimento, o que será preciso, é saber o que e como fazer para tirar melhor proveito da sua ferramenta.
P.S. Tirando bem poucos produtores de ferramentas de fora do Brasil, a realidade será a mesma com ferramentas comercializadas em outros países